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Como criar um plano estratégico da Google Ads que gera resultados

O Google Ads é uma das melhores plataformas para gerar vendas e leads para sua empresa.

Mas ficar cego e esperar enriquecer é uma tarefa tola.

O Google Ads exige muita habilidade, planejamento e tempo.

Se alguém pudesse entrar no Google Ads com nenhum plano de ataque ou estratégia e ganhar milhões, nós o faríamos.

Mas nós não podemos.

Com o Google Ads, você precisa de uma estratégia.

Você precisa de um orçamento planejado , palavras-chave, escolher a mídia certa, criar grupos de anúncios e páginas de destino e até aperfeiçoar o plano de ação que está usando.

Além disso, o Google Ads só fica mais complexo.

Pronto para criar seu plano de estratégia pessoal do Google Ads para gerar resultados?

Aqui está como.

Plano de estratégia de anúncios do Google Etapa 1:
planejar um orçamento

A primeira etapa para criar um plano estratégico do Google Ads que funcione é desenvolver seu orçamento.

E isso pode ser mais difícil do que você pensa.

Não é tão simples como “vamos tentar US $ 500 por mês e ver o que acontece”.

Dependendo do setor em que você atua e do preço das palavras-chave, US $ 500 podem ser muito mais do que você precisa para começar ou apenas o suficiente para riscar a superfície do seu potencial de publicidade.

O custo por palavra-chave por clique varia de centavos a dólares a centenas de dólares.

Por exemplo, se você estiver vendendo produtos de comércio eletrônico, como tênis de basquete, pagará um dólar por clique:

Mas se você deseja conduzir consultas como advogado, está pagando 100x esse valor:

Portanto, esses US $ 500 não o levarão a lugar algum.

Não com taxas de conversão padrão.

E é aí que a previsão do orçamento entra em jogo.

Usando taxas médias de conversão e custo por clique em seu espaço, você pode planejar uma previsão de orçamento realista que mostre:

  • Quanto você precisa gastar
  • Quantas conversões você pode esperar com o gasto com esse anúncio
  • Uma previsão geral de ROI

Veja os CPCs médios e as taxas de conversão dos seus benchmarks do setor e da taxa de conversão.

Agora, depois de obter essas informações, é hora de prever seu orçamento, começando com taxas de conversão médias.

Digamos que sua taxa de conversão do setor seja de 10% generosa.

Isso significa que você precisará gerar 10 cliques para obter uma única conversão, pois está convertendo 10% dos seus cliques (10% de 10 = 1).  

Com essas informações, use a seguinte fórmula para determinar quanto você gastará para adquirir um único lead de conversão:

CPC de palavra-chave * Cliques necessários para converter um usuário com base na média de conv. Taxa

Nesse caso, usando a palavra-chave do advogado de lesões, a fórmula seria assim:

R $ 100 * 10 = 1.000.

Isso significa que você pode esperar, com razão, pagar US $ 1.000 por um lead nesse espaço usando a palavra-chave exata.

Você pode repetir esse processo para as palavras-chave de destino para encontrar também as mais baratas.

Agora que você tem uma idéia generalizada de quanto dinheiro precisa gastar para um único cliente, tem duas opções:

  1. Multiplique isso por quantos novos leads você deseja que cada mês obtenha sua estimativa de orçamento mensal
  2. Encontre palavras-chave mais baratas com menos volume (consulte a etapa três deste guia!)

Quando estiver pronto, vá para a etapa dois para escolher sua rede de publicidade / foco principal.

Plano estratégico de anúncios do Google Etapa 2:
escolha sua rede de publicidade/ mídia

Procurar? Exibição? Compras? Youtube?

Qual rede de publicidade que o Google oferece é melhor para o seu negócio?

Isso depende muito do seu orçamento.

Se você tiver um orçamento grande e palavras-chave / CPCs baratos, provavelmente poderá atacar várias plataformas imediatamente.

Por exemplo, seu orçamento é de US $ 500 por dia com palavras-chave de baixo custo na faixa de US $ 1 a US $ 5? Nesse caso, você tem muito espaço para trabalhar.

Você pode executar várias campanhas na rede de pesquisa ou dividir seu dinheiro entre anúncios da rede de pesquisa e remarketing gráfico.

Se você tem um orçamento mais baixo, não quer correr o risco de espalhá-lo muito baixo.

Se o fizer, poderá conseguir apenas alguns cliques por dia. E isso levará meses para mostrar apenas algumas conversões.

Eu recomendo aderir à rede de pesquisa para suas primeiras campanhas, a menos que você esteja vendendo produtos de comércio eletrônico com uma loja on-line.

Com os anúncios de compras on-line, o Google Shopping é sua melhor aposta para conversões de baixo custo.

Ao iniciar na rede de pesquisa, você terá a chance de gerar tráfego e vendas que se convertem rapidamente.

Depois de começar a gerar um retorno do investimento, você pode reinvestir esse dinheiro no remarketing da rede de display para converter pessoas que não compraram de você pela primeira vez.

Essa estratégia pode ajudar você a criar uma estratégia de publicidade autossustentável que não seja tão limitada pelo orçamento abaixo da linha.

Plano estratégico de anúncios do Google Etapa 3:
encontre as palavras-chave certas

Encontrar as palavras-chave certas no Google Ads não é uma tarefa fácil.

Faça o que fizer, não selecione o termo básico mais básico do seu setor.

Esses são, de longe, os termos mais caros e competitivos e não serão os mais lucrativos.

A maioria das pessoas comete o erro de encontrar grandes palavras-chave com muito volume e pensar que precisa.

Mas vale a pena pagar por uma palavra-chave de alto volume? 

Na maioria das vezes, não é, especialmente se você ainda não é o líder da marca em um determinado espaço.

Se você tem um tremendo reconhecimento da marca, é uma história diferente.

Você provavelmente pode se safar porque as pessoas conhecem sua marca e o que você oferece. Sem poder de marca? É provável que você gere toneladas de cliques que não são convertidos, custando uma fortuna na aquisição e produzindo margens de lucro mais baixas.

Tomemos o exemplo desta palavra-chave do advogado de lesões:

São 14,8 mil buscas por mês! Aquilo é enorme. Mas também custa US $ 118 por um único clique.

A palavra-chave também não diz nada sobre o que o pesquisador deseja.

Eles querem uma consulta? Eles só querem aprender sobre serviços gerais?

Agora compare isso com a seguinte palavra-chave:

Essa palavra-chave é específica do local e já reduz o custo por clique para apenas US $ 30, com 250 pesquisas por mês e com pouca dificuldade.

Divida a sua pesquisa ainda mais em subconjuntos específicos da sua empresa e você pode descobrir palavras-chave ainda mais baratas com grandes volumes:

Você não precisa pagar de US $ 100 a US $ 200 por clique, independentemente do setor em que se encontra.

É tudo sobre descobrir as palavras-chave certas, com o volume e a concorrência certos.

Se o volume estiver alto, é provável que também haja concorrência, assim como o CPC.

Se o volume for moderado, você poderá pagar muito mais cliques e aumentar suas chances de obter retornos sólidos.

Ótimas ferramentas para usar são SEMRush, Ahrefs e a Ferramenta de palavras-chave do Google.

A Ferramenta de palavras-chave do Google é um dos meus favoritos. Ele pode ser encontrado no painel do Google Ads, na seção Planejamento:

Comece digitando uma palavra-chave de nível básico que resuma sua empresa.

Isso gerará uma grande lista de termos de correspondência de frase que também podem se adequar à sua empresa:

Esteja preparado para fazer toneladas de pesquisas aqui. A maioria das pessoas não, o que significa que provavelmente existem dezenas de palavras-chave por aí com baixa concorrência e toneladas de volume.

Depois de compilar uma grande lista de palavras-chave em potencial, é hora de criar grupos de anúncios focados que podem aumentar seu índice de qualidade e diminuir seu custo por clique para economizar dinheiro.

Plano estratégico de anúncios do Google Etapa 4:
criar grupos de anúncios focados

Quanto maior o seu orçamento, mais grupos de anúncios você pode desenvolver e dar atenção.

Quanto menor o seu orçamento, mais focado e aprimorado você terá.

Se você tiver um orçamento menor, limite-se a apenas alguns grupos de anúncios que contêm uma mistura de palavras-chave de cauda longa com menor volume e termos principais com alto volume.

Isso fornecerá uma combinação de intenção de palavras-chave para trabalhar e um volume substancial de palavras-chave.

Depois de diminuir a lista de palavras-chave e selecionar algumas que você deseja atacar, é hora de criar grupos de anúncios focados.

Grupos de anúncios focados melhoram drasticamente os índices de qualidade. Mas, não basta acreditar na minha palavra. A Clicteq usou a estratégia do grupo de anúncios focado para aumentar seus índices de qualidade em quase três pontos:

(Fonte da imagem)

O impacto? A menor 37,5% custo por chumbo e melhoria de 28% na sua taxa de cliques.

O uso de muitas palavras-chave em um único grupo de anúncios leva a algo como isto:

(Fonte da imagem)

Caramba. Isso é tão inespecífico quanto você pode obter com a cópia do anúncio e a segmentação por palavras-chave.

Vestidos sem mangas são muito diferentes de todas as outras palavras-chave desse grupo.

A chave aqui limita seu grupo de anúncios a variações de palavras-chave quase idênticas ou ao uso de SKAGs, grupos de anúncios de palavra-chave única , como:

Se você decidir usar os SKAGs, poderá aproveitar os três tipos de correspondência específicos acima:

  • Modificador de correspondência ampla: + palavra-chave
  • Correspondência de frase: “palavra-chave”
  • Correspondência exata: [palavra-chave]

Se você deseja expandir um pouco os grupos de anúncios, isso também é ótimo.

Por exemplo, se você tivesse as seguintes palavras-chave em um único grupo de anúncios, isso também funcionaria:

  • Advogado de lesões
  • Advogado de lesões

Como eles são essencialmente idênticos, colocá-los no mesmo grupo de anúncios é inofensivo.

Você começa a ter problemas ao usar variações como esta no mesmo grupo de anúncios:

  • Advogado de lesões
  • Advogado de acidentes de carro
  • Advogado de acidentes de trabalho

Essas palavras-chave mostram circunstâncias muito diferentes e, portanto, precisam de cópias e exemplos específicos para corresponder.

Terminou de criar seus grupos de anúncios focados? É hora de escrever alguns anúncios e desenvolver algumas páginas de destino!

Plano estratégico de anúncios do Google Etapa 5:
desenvolver páginas de destino e cópia de anúncio com base em intenção

Seu anúncio e sua página de destino são dois componentes essenciais para impulsionar as vendas no Google Ads. Sua estratégia não pode ser completa sem eles.

Quando se trata de escrever anúncios, você deve corresponder à intenção da palavra-chave que você está segmentando e fornecer valor suficiente para gerar um clique.

Por exemplo, espie este anúncio abaixo:

Os três primeiros anunciantes não correspondem à intenção e não estão fazendo vendas.

Último? Essa é a intenção correspondente, que neste caso é pesquisar sobre os principais softwares de CRM, não ouvir uma marca específica dizer que é a melhor.

É como dirigir em uma lanchonete no meio do nada que diz “melhor lanchonete da América *”.

* Votado pelo proprietário e pela equipe. Agradável.

Analise a intenção e mantenha seu anúncio focado em apenas alguns fatores simples:

(Fonte da imagem)

  1. Palavra-chave segmentada
  2. Benefícios
  3. Apelo à ação

Para sua página de destino, mantenha a simplicidade e mantenha a correspondência de mensagens, continuando a mesma meta de palavra-chave e a mesma ordem de ação exata.

E é isso!

Pronto para o passo seis?

Plano de estratégia de anúncios do Google Etapa 6:
selecione seu modelo de lance e envie-o ao vivo!

Escolher a estratégia de lances certa não é fácil. Por quê? O Google oferece cerca de uma dúzia de estratégias de lances para você escolher.

Se você deseja uma resposta curta e agradável, detalharei quais são as melhores estratégias de lances para diferentes metas de publicidade.

Meta de conversão :

Focar sua campanha em obter vendas, leads ou inscrições? Use esses tipos de lances…

Meta de visitas ao site :

Está focado em conseguir que mais pessoas acessem seu site? Tente o seguinte…

  • Maximizar cliques
  • Local de destino da página de pesquisa
  • Lance de CPC manual

Objetivo de construção da marca :

Concentrando-se em obter um bom conhecimento de marca à moda antiga? Aqui estão alguns tipos de lances sólidos para diminuir seu CPC…

  • Local de destino da página de pesquisa
  • Compartilhamento de classificação superior ao alvo
  • CPM e CPM para o YouTube e as Redes de Display

Parabéns! Você fez isso!

Agora, envie suas campanhas ao vivo e repita essa estratégia sempre que iniciar uma nova campanha ou grupo de anúncios.

Conclusão

Criar um plano estratégico para sua publicidade no Google Ads é essencial para o sucesso.

Entrar sem um é uma receita para gastar dinheiro sem ganhar dinheiro.

Vamos recapitular todas as etapas necessárias ao criar seu plano de estratégia de anúncios do Google:

1️⃣ Comece com o orçamento.

Seu orçamento determinará o que você pode fazer realisticamente no Google Ads.

Alto orçamento? Você pode testar várias mídias e várias campanhas ao mesmo tempo.
Orçamento pequeno? Atenha-se à rede de pesquisa e a uma única campanha segmentada.

2️⃣  Escolha sua rede de publicidade / foco em foco.

3️⃣ Gaste tempo pesquisando palavras-chave para descobrir frases de cauda longa que incluam  CPCs baratos e com intenção.

4️⃣  Crie grupos de anúncios focados que podem ajudar a aumentar seu índice de qualidade e conversões.

5️⃣  Desenvolva cópias de anúncios e páginas de destino baseadas em intenções

6️⃣  Escolha a estratégia de lances certa

Repita o processo para cada intenção da sua campanha de anúncios do Google  .

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